Na última semana, gestores do setor supermercadista de Curitiba e Região Metropolitana estiveram reunidos no “Seminário de Sensibilização do Setor Supermercadista” organizado pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná (SRTE/PR).
O seminário teve como tema a “Gestão eficaz das relações de trabalho” e contou com a participação de mais de 100 gestores, líderes e empresários supermercadistas, que são diretamente responsáveis pelos colaboradores das lojas da capital e região, numa ação pioneira no país e que tem como objetivo buscar a melhora das relações de trabalho no setor.
“Nos sentimos aliviados e gratificados por unir um setor tão importante para a sociedade e economia do Paraná para dialogar de maneira franca, honesta e positiva sobre um assunto que visa harmonizar as relações dos empresários com os colaboradores”, discursou o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PR), Neivo Beraldin.
De acordo com Beraldin, as informações colhidas durante o debate do seminário servirão de base para os trabalhos futuros do Ministério do Trabalho e Emprego no setor supermercadista e, começa após uma iniciativa da Associação Paranaense de Supermercados em reunir os associados da entidade.
“Como foi salientado pelo superintendente, mais uma vez, o Paraná sai à frente para discutir um assunto tão delicado e importante que é a questão da relação de trabalho no setor supermercadista”, afirma o presidente da APRAS, Cesar Moro Tozetto, que ainda aproveitou para pontuar a necessidade de leis e normativas que contribuam para a humanização da relação de trabalho.
No encontro foi apresentado um panorama sobre as leis que regem a contratação dos trabalhadores do setor supermercadista, assim como, um apanhado geral das leis trabalhistas existentes no Brasil e que ganharam um peso ainda maior a partir da Constituição de 1988.
Orientações quanto às condições de saúde do colaborador, recrutamento e seleção e, inclusive, as diferenças de um ambiente de trabalho gerido por um líder qualificado foram assuntos abordados pelos profissionais que ministraram as palestras. O seminário contou com a palestra de Sérgio Silveira de Barros, chefe da seção de inspeção do trabalho da SRTE/PR, Luiz Fernando Busnardo, chefe da seção de relações do trabalho da secretaria e da consultora e pedagoga Cristiane Carvalho Pasquinelli.
Palestras
A pedagoga e consultora Cristiane Pasquinelli foi quem iniciou as explanações do evento. Com a palestra “O papel do gestor de loja”, Cristiane abordou questões que parecem simples, mas que ainda provocam grandes problemas devido a uma má liderança por parte do gestor. Para exemplificar o tema, a consultora relatou sobre os contrates existentes em ambientes que possuem um bom líder dos ambientes em que “uma nuvem negra” parece estar no local.
Na palestra apresentada pela equipe da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, além das apresentações sobre os principais pontos do direito do trabalhador que ainda causam certos desentendimentos, uma bandeira foi levantada para que as empresas sejam mais humanistas, lembrando que o trabalhador é “formado” por Corpo e Mente e que quando estes estão em harmonia todos são beneficiados.
“Precisamos de empresas modernas e humanistas e que compreendam que todos caminham para o mesmo objetivo, que é o de ser feliz e satisfeito com a vida/trabalho que possui”, finalizou Sérgio Barros.
No final do seminário, um convite foi feito para que o setor participe das Câmeras Técnicas sobre “Trabalhos Terceirizados” e que são realizadas pela Secretaria de Trabalho e Emprego, principalmente pela importância de se discutir e compreender como são as relações de trabalho terceirizado no setor e que são indispensáveis para a indústria e os supermercados.
Fonte: Assessoria Apras
Nenhum comentário:
Postar um comentário